Páginas

Revitalização do Parque Nacional da Tijuca, no Rio, deve durar 18 meses

por Agência Brasil

O consórcio vencedor da licitação aberta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, terá 18 meses para executar as obras. O prazo para apresentar os projetos físico e financeiro do empreendimento é de até agosto deste ano.

O programa prevê a recuperação do Hotel das Paineiras, fechado há aproximadamente 25 anos. A ideia é transformá-lo em um complexo turístico, que abrigará um centro de convenções, restaurante panorâmico, centro de visitantes, lanchonete, café e lojas de souvenirs. O projeto arquitetônico para o Complexo das Paineiras foi aprovado em concurso nacional realizado em 2009, em parceria, pelo ICMBio e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Ele é assinado pelo Estúdio América, de São Paulo.

De Acordo com Denis Rivas, coordenador de Uso Público e Negócios do Parque Nacional da Tijuca, um grande problema do parque é o estacionamento. Por isso, uma das principais metas é aumentar a capacidade do estacionamento para 500 vagas. Os investimentos necessários foram avaliados em cerca de R$ 40 milhões, mas devem sofrer reajuste, uma vez que a estimativa é de 2009.

A entrega da área totalmente revitalizada à população deve ocorrer antes da Copa do Mundo de 2014, salientou Rivas. “O nosso empenho é esse”. Ele espera que as obras deem ao parque a qualidade dos serviços registrada no Parque do Iguaçu.

O ICMBio continuará responsável pela administração do parque, estabelecendo normas de visitação e de monitoramento da qualidade ambiental. Também fiscalizará o cumprimento do contrato com o consórcio, em conjunto com os órgãos que compõem a gestão compartilhada - a prefeitura carioca, o governo fluminense e a Mitra Episcopal, entre outros.

O Parque Nacional da Tijuca, criado em 1961, tem área de quase 4 mil hectares, sendo, portanto, o segundo maior parque brasileiro. O parque abriga o monumento do Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados do país. Segundo informação do ICMBio, o local recebeu mais de 2,2 milhões de visitantes em 2011.

 Local abriga o monumento do Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados do país

0 comentários:

Postar um comentário