Páginas

Seminário lança comitê contra agrotóxicos em MS

Na agenda desta semana Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, o destaque é o seminário que irá lançar o Comitê Estadual Permanente Contra o uso de Agrotóxicos no estado. O evento acontece a partir das 13h30min no dia 1º de dezembro na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Laerte Tetila (PT).

O Comitê será formado por lideranças e entidades da área agropecuária e tem o objetivo de empreender um trabalho na busca pelo “fim do envenenamento compulsório do povo brasileiro”. No Estado, o uso de agrotóxicos é feito em larga escala, tanto nas lavouras, quanto na pecuária.

O Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.

Estudos feitos por pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) apontaram uma ligação entre a intoxicação por agrotóxico e suicídios no Estado. O veneno causaria variações qualitativas e quantitativas nas sinapses, o que ocasionaria alteração do humor e sintomas depressivos como manias e agitação.

No levantamento, foram constatados, em 2004 e 2005, os sintomas em 149 dos 261 agricultores expostos ao agrotóxico, um percentual de 57,1%. Destes, 30 apresentaram distúrbios psiquiátricos menores e três tentaram o suicídio.

“É um problema que afeta todo o País e somente com um trabalho de conscientização, denúncia e muita luta poderemos, propor de fato, alternativas para acabar com o envenenamento das famílias”, alertou o coordenador do Comitê e presidente do Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso do Sul), Vanderlei Severino da Silva.

Segundo os organizadores, o comitê irá atuar como um espaço de articulação das forças contra os agrotóxicos. Entre as atividades do grupo estão a realização de audiências públicas, criações de projetos de lei, busca de parcerias para estudos e o monitoramento e denúncias dos efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.

Outro evento marcado na agenda do Legislativo é a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que acontece todas as terças-feiras, a partir das 14h30, no Plenarinho da Casa de Leis.

0 comentários:

Postar um comentário