Páginas

Estudante é premiada por criar embalagem ecológica para mudas

Aluna de Campinas venceu o Prêmio Jovem Cientista com produto feito com bagaço de cana

Por Luciana Franco
Ana Gabriela Ramos, recém-formada no curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, venceu o Prêmio Jovem Cientista 2011 na categoria Ensino Médio com a criação de uma embalagem ecológica para mudas feita com bagaço de cana. A embalagem pode ser usada como alternativa para o plantio de mudas, geralmente comercializadas em sacos plásticos, que levam séculos para se decompor.

A embalagem foi desenvolvida ao longo de um ano como projeto de conclusão de curso da Etec sob orientação da professora Érica Gayego Bello Figueiredo Bortolotti, que inscreveu o projeto no Prêmio Jovem Cientista. “Além de poder ser plantada com a muda, a embalagem se decompõe rápido e vira nutriente para a planta”, diz Ana Gabriela, que concorreu com 1.967 inscritos no prêmio.

Organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Prêmio Jovem Cientista completa 30 anos em 2011 e tratou do tema Cidades Sustentáveis.  “O objetivo do projeto é reduzir o acúmulo de plástico, pois o material demora até 400 anos para se decompor”, explica a estudante, que atualmente faz estágio no Instituto Agronômico de Campinas e pretende fazer faculdade de Biologia.

“Estamos dando continuidade à pesquisa através da análise das embalagens que foram enterradas no solo junto com as mudas e após 8 meses de observação constatamos que a decomposição já começou”, diz Érica.

A viabilidade econômica ainda é uma questão a ser resolvida, já que a embalagem ecológica tem um custo de R$ 2,50 contra R$ 0,10 do plástico. “O primeiro passo será comprar material em maior quantidade a fim de reduzir o custo de produção”, diz a professora.

A entrega do prêmio ocorreu nesta terça ( 6/12) no Palácio do Planalto. As categorias incluem "Graduado" e estudantes do Ensino Superior. Alunos do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugar, como Ana Gabriela, recebem um computador e uma impressora multifuncional cada. A mesma premiação será dada aos orientadores e às escolas.

0 comentários:

Postar um comentário